quarta-feira, 10 de abril de 2013

A arraia-manta

A arraia-manta ou raia-manta é a maior espécie de arraia do mundo. Só é superada em tamanho no mundo marinho por tubarões e baleias. É encontrada nas águas tropicais do mundo, normalmente em torno dos recifes de coral. O maior espécime conhecido tinha mais de 7,6 m de diâmetro, com um peso de cerca de 1.300 kg.


A arraia-manta tem o maior cérebro em relação ao corpo de todos os tubarões e arraias, um cérebro que é mantido quente durante longos mergulhos em profundidades de 500 m em água fria. Possui uma cauda similar à de outras arraias, mas não tem ferrão e é inofensiva para mergulhadores. Podem medir mais de 6 m de diâmetro e pesar até 1.400 kg. Geralmente têm uma coloração escura na parte superior do corpo, variando do preto ao azul-cinzento e marrom, com o ventre branco. Os indivíduos têm um padrão único de manchas e marcas que podem ser usadas para identificá-los. A boca grande e cavernosa está situado na frente do corpo e contém 18 fileiras de dentes na mandíbula inferior.


Apesar do seu tamanho, são nadadoras extremamente elegantes e parecem voar através da água com suas grandes nadadeiras. Elas também podem saltar para fora da água, possivelmente em uma forma de comunicação ou diversão. Raramente são mantidas em cativeiro devido ao seu tamanho. O tempo médio de vida de uma arraia-manta é de 20 anos.

Arraias-manta se alimentam de plâncton, larvas de peixes e afins, filtrados da água que passa através de sua boca e sai de suas guelras enquanto nadam. Uma arraia-manta de tamanho médio pode pegar cerca de 20-30 kg de plâncton por dia.

Um comentário:

  1. Bem Enteressante Nunca Tinha Visto Uma Dessa I Elaa é Bem Pesada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...