quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Projeto: IMPRENSA JOVEM



Professor Daniel
Olinda em Foco: O senhor acha que o "Imprensa Jovem" teria condições de entrevistar gente de fora?
Professor Daniel: Sim,Claro, Vocês estão sendo treinado para isso! , para fazer qualquer tipo de entrevista, e a pessoa não difere, ser até o presidente da República, capacidade vocês já tem.

Olinda em Foco: Quando o senhor pensou no projeto "Imprensa Jovem" qual era o seu Objetivo?
Professor Daniel: Bom, esse projeto, já é um projeto que vem direto da prefeitura e fica a disposição pra nós escolhermos optarmos fazer ele com os alunos ou não.

Olinda em foco: Eu escolhi este projeto porque percebi que havia alunos capacitados para a tarefa e havia espaço e horário pra criar está turma esse projeto. Então eu achei super válido realizar o "Imprensa Jovem" na escola.
Olinda em foco: O que você espera de cada um após o termino do projeto?
Professor Daniel: Que criem a paixão por trabalhar, e criem a paixão por trabalhar nas mídias, trabalhar as vezes em jornais e eu posso estar criando aqui um jornalistas,e não é porque eles são da periferia na Zona Leste e que não pode sair um grande Jornalista, é isso que eu quero colocar no coração de cada um dos alunos.
Olinda em foco: Você acha que os alunos do "Imprensa Jovem" tem capacidade para ser um jornalista no futuro?

Professor Daniel: Claro, tem toda, TODA!
Olinda em foco: Só a nossa escola, que tem este projeto ou tem outras escolas que tem o mesmo projeto na região?
As jornalistas: Karoline & Ariane
Equipe da Imprensa Jovem 2014
Professor Daniel: Ah, Várias escolas na região que tem este projeto, nós estamos fazendo de um jeito diferente nós estamos fazendo o "Imprensa Jovem" estando aqui dentro da escola pra depois ir para o Exterior da escola. Tem uma escola aqui ao lado que é o Anna Lamberga que já há um bom tempo o "Imprensa Jovem" e nós estamos chegando até depois mais com uma cara diferente.



Olinda em Foco: Você acha que o trabalho dos alunos está de acordo com o que você esperava deles?
Professor Daniel: Sim, em alguns casos até mais do que eu esperava,como é o caso da Ariane e Karoline que agora estão fazendo este projeto e estão indo muito bem! Fazendo direitinho como uma Imprensa deve ser isenta pegando a notícia é complementando a notícia e não aumentando nada, não deixando nada a dever pra qualquer jornalista.

Jornalistas Responsáveis: Ariane 8°A e Karoline 8°B

WhatsApp


WhatsApp Messenger é uma aplicaçao multi-plataforma de mensagens  para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone, e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo! e está sediada em Santa Clara, Califórnia.
Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times , WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos ".
Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.
No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de 3 bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia. Seus fundadores serão incorporados no conselho administrativo do Facebook.

Alunos brasileiros ficam entre os últimos em teste de solução de problemas.

 Os  estudantes brasileiros ficaram em 38° lugar entre jovens 44 países em um teste de solução de problemas matemáticos feito pela OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (1°).
Enquanto os alunos de países da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram em média apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos.
A avaliação foi aplicada a jovens de 15 anos de todo o mundo e é parte do relatório do Pisa 2012 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Os jovens de Cingapura, Coreia do Sul e Japão ficaram nas primeiras posições do ranking.
O desempenho dos alunos brasileiros ficou abaixo ainda do de jovens da Rússia, de Portugal, da Croácia e do Chile.

Meninos tiveram desempenho melhor que as meninas na prova de matemática. Em média, a diferença foi de 22 pontos. Entre estudantes dos países da OCDE, a variação é de, em média, 7 pontos.
  • 1° lugar - Cingapura - 562 pontos
  • 2° lugar - Coreia do Sul - 561 pontos
  • 3° lugar - Japão - 552 pontos
  • 4° lugar - China - Macau - 540 pontos
  • 5° lugar - China - Hong Kong - 540 pontos
  • 38° lugar - Brasil - 428 pontos
  • 39° lugar - Malásia - 422 pontos
  • 40° lugar - Emirados Árabes Unidos - 411 pontos
  • 41° lugar - Montenegro - 407 pontos
  • 42°lugar - Uruguai - 403 pontos
  • 43° lugar - Bulgária - 402 pontos
  • 44° lugar - Colômbia - 399 pontos                                                                                                             
  •  Fonte:Uol.com

Skate Vertical




Modalidade inventada nos Estados Unidos entre 1970 e 1980 , com a altura de 3,50 m é mais conhecida como Half-Pipe com as extremidades de sua transição em 90° do solo ela possui 45 skatistas profisionais e 150 amadores
 

Pesquisado por : Renan 8°C

Governo pagará até R$ 100 mil por apps e games ‘sérios’

 




SÃO PAULO – O Ministério das Comunicações abre nesta terça-feira, 5, um edital visando estimular a criação de aplicativos de utilidade pública e jogos “sérios”. Ao todo serão 50 aplicativos (25 aplicativos e 25 aplicativos games) nos quais serão gastos R$ 4,5 milhões (R$ 80 mil a cada aplicativo e R$ 100 mil a cada jogo). As inscrições estão aberta até o dia 19 de setembro; já os vencedores serão revelados no próximo dia 14 de novembro, segundo previsão do governo.
“O principal objetivo do Ministério é colocar o País no mapa mundial da produção desse setor. Atualmente, temos uma representação mínima no mercado internacional de conteúdos digitais criativos”, diz o ministro Paulo Bernardo ao Link. “O desenvolvimento de jogos e apps não tem acompanhado a demanda do mercado brasileiro – que é o quarto consumidor desse segmento, movimentando R$ 850 milhões por ano.”
“Temos muitos talentos reconhecidos nessa área, que estão trabalhando lá fora e que poderiam estar sendo valorizados por aqui. Gerar produtos próprios faz muita diferença tanto para a cultura quanto para a economia do país”, diz o ministro.
O concurso chamado INOVApps faz parte da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos do Ministério das Comunicações. O objetivo é estimular a produção de aplicativos nacionais para dispositivos móveis e TVs conectadas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com, ao menos, 18 anos. O formulário de submissão de projetos está no site do concurso.
Temas
As categorias que os desenvolvedores podem disputar são “Aplicativos” e “Jogos sérios” – ou “serious games”, explicados pelo Ministério como “jogos que, desenvolvidos a partir dos processos usuais de game design têm como objetivo principal a transmissão de conteúdos de cunho educacional e informativo visando a aplicação em contextos externos ao jogo”. Em ambas, deve-se seguir um de nove temas.
São eles: “Direitos e Defesa do consumidor”, “Educação / Ensino”, “Saúde”, “Mobilidade Urbana”, “Segurança Pública”, “Turismo e Grandes Eventos”, “Gestão colaborativa de utilidade pública”, “Tratamento de indicadores de políticas públicas (dados abertos)” e “Difusão de campanhas de utilidade pública”.
Os apps podem ser desenvolvidos para Android, iOS, HTML 5 (web), Windows Phone, BlackBerry e Ginga (formato brasileiro de interatividade na TV digital). Em caso de empate, terão prioridade os apps desenvolvidos em Ginga (que vão fomentar a interatividade da TV digital no Brasil), como primeiro critério; e em segundo, os apps desenvolvidos para mais de uma plataforma (mesmo aplicativo disponível para sistemas operacionais diferentes).
A decisão sobre os vencedores será feita por um comitê técnico, formado por “especialistas de notório saber” do Ministério e da Universidade de Brasília, que seguirão critérios como “Aderência à temática” “Inovação e Criatividade”, “Viabilidade Técnica”, “Qualidade de uso” (no caso dos aplicativos) ou “Jogabilidade” (no caso dos apps de games).
Em outubro passado, o Ministério implementou política que exigia das empresas que recebem isenção fiscal da Lei do Bem passassem a contar com uma loja específica para aplicativos nacionais em seus aparelhos. Segundo o governo, há hoje 246 aplicativos nacionais aprovados pelo governo; 36 deles são jogos. Os aplicativos e games vencedores do INOVApps serão incorporados a essa política e distribuídos gratuitamente.
Segundo estudo da USP publicado em fevereiro deste ano, há no Brasil 133 pequenas e médias empresas produtoras de aplicativos games. Em agosto de 2013, a Flurry constatou que apenas 8% dos aplicativos usados no Brasil eram brasileiros.
                
Fonte: Internet
Pesquisado por: Ezequiel 8ºD


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PROJETO "CLUBE LITERÁRIO"


As Professoras Sabina e Eliene são as responsáveis por este lindo projeto.
Olinda em foco: Professora quem fez o projeto?
Professora Eliene: O projeto já existia na escola, quando eu cheguei desde o ano passado, só que este ano ele já esta em vigor, e mais intenso.

Olinda em foco: Quando irá ser executado ou já esta em execução?
Professora Eliene: O projeto já está em execução,desde o inicio do ano.

Olinda em foco: Quem faz parte do projeto ?

Professora Eliene: As crianças do 5° ano do período da manhã, vem no contra-turno,  e o período da tarde participam de manhã com a Profª Sabina.

Olinda em foco:  De onde vocês tiraram a ideia de fazer este clube?
Professora Eliene: O clube já vem da portaria da sala de leitura, é obrigatório! 

Olinda em foco:Em 2015 continuará o projeto "Clube Literário?" 
 Professora Eliene:Como é um projeto obrigatório de SME,continuará com força total.

Jornalistas: Ariane 8ºA e Karoline 8ºB

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