sábado, 13 de abril de 2013

A Moda na Adolescência

Todos os jovens estão sujeitos a influências de todo o lado. São influenciados pelos amigos, pela vontade de crescer rapidamente, pelos pais, pela televisão, pela publicidade...A adolescência é uma etapa de mudanças pessoais e familiares. Novas formas de pensar e sentir requerem alguns ajustes nas regras familiares, que se aceitem as novas formas de expressão dos jovens. Frequentemente, os adolescentes ouvem por parte dos pais coisas, tal como: “Que vergonha tenho desse cabelo! Onde pensas tu que vais?”, ou “Essas calças estão rotas! Nem penses que sais assim de casa”, ou ainda ”Credo! O que te aconteceu à saia? Pensas que vais mostrar as pernas a quem?”, etc.
Inclusive, nalguns gabinetes de psicologia é frequente ouvir as queixas dos pais ao psicólogo tal como “a minha filha cada vez se veste pior. Não entendo, eu eduquei-a a usar roupas bonitas e a combinar os sapatos com os vestidos”, “Porque gosta o meu filho de andar com roupa rota”, “Que devemos fazer, Sr. Doutor? Não há medicação para esta maluquice?” Mas afinal, o que é normal? Esse é o ponto de desencontro entre os adolescentes e os seus pais, uma vez que cada um tem o seu ponto de vista do que considera normal.
Um dos temas mais polémicos é a roupa: os pais têm obrigação de ajudá-los na sua adaptação ao seu novo mundo social e às propostas do mercado, tendo em conta a necessidade de afinar os seus gostos, a sua responsabilidade para o cuidado da roupa e a sua capacidade de tomarem as suas próprias decisões. Os pais tem que entender que a roupa é um meio de comunicação: com ela dizem-se muitas coisas e os adolescentes já se deram conta de que uma imagem vale por três mil palavras e querem usá-las para se expressar.
Alguns adolescentes usam roupas da moda e de marcas pois sentem-se bem com esse tipo de vestuário, porém, a grande maioria utiliza esse tipo de roupa para não ser gozado pelos colegas ou para se sentirem superiores aos outros. Quando somos pequenos apenas podemos vestir a roupa que a mãe decide e conforme crescemos, as nossas opiniões tornam-se mais definidas e ambos os pais têm que chegar a um acordo com os filhos. Na adolescência sabem o que querem, e não se trata só de escolher a roupa, mas também de se afirmarem, mostrarem diferença.  Com a roupa e os penteados, assim como os adornos, procuram a sua própria identidade, reflectir uma personalidade única e original: apesar de na realidade os adolescentes se vestirem praticamente todos da mesma maneira, uma vez que o que querem é comunicar o que caracteriza a sua geração. Sentem-se orgulhosos da sua indumentária, porque instintivamente procuram que os seis companheiros os admirem e tenham reacções positivas em relação ao que trazem vestido e assim sentem-se apreciados por estarem de acordo com o resto do grupo. Estarem na moda acaba por ser um passaporte para a popularidade.
A moda é a tendência actual mais consumista e na adolescência torna-se obsessiva. Dá-se por tendências, influências, identificação, personalidade, valores, e porta-se também como um veículo de expressão. Os jovens hoje em dia são um alvo cobiçado pela publicidade, são vitimas comerciais das grandes marcas de roupa, telemóveis, jogos electrónicos, música contemporânea que não perdem oportunidade para agarrarem os que conseguirem.
No entanto, na moda existem também paradoxos: embora todos se queiram destacar não podem vestir-se ou apresentar-se de forma muito diferenciada ao ponto de não serem reconhecidos pelo grupo do qual fazem parte. Os jovens de hoje, vivem influenciados pelas aparências e pelos amigos, que por se comportarem de certa maneira sentem-se “obrigados” a fazer igual para não serem postos de parte. Em busca da aparência perfeita assiste-se a um dilema junto ao espelho, que há que ser controlado.
O equilíbrio entre a responsabilidade e liberdade deve ser fruto de inumeráveis negociações entre pais e filhos adolescentes, sendo que o visual á apenas uma pequena parte desse processo. Os pais devem ter muito cuidado com determinadas manipulações e saber identificar certas frases: ”Todos usam isto”, “Por favor compra-ma; só te estou a pedir uma blusa (uma de cada vez, pois durante semanas será assim consecutivamente). “Doem-me os pés com estes sapatos, preciso de outros!”, e por aí fora. Muitos pais negociam com os filhos e atribuem essas peças como recompensa de serviços prestados, como por exemplo na lida da casa ou ainda com o sucesso escolar. Muito provavelmente os pais devem forçosamente reflectir e recordar os seus próprios tempos de juventude, adaptando-os assim aos filhos. Praticar e conhecer as motivações da gente jovem ajuda os pais a entenderem porque os filhos se vestem de determinada maneira, e nestas conversas também os adolescentes tem noção de porque e como pensam os pais.
                                                                               

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