quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EUA começam paralisação parcial de serviços por falta de verbas

O governo dos Estados Unidos enfrentará uma paralisação parcial nesta terça-feira (1º), porque o Congresso não conseguiu chegar a um acordo para aprovar o novo Orçamento federal. O prazo final era a meia-noite de segunda para terça-feira.
É a primeira paralisia do Estado desde janeiro de 1996, quando o democrata Bill Clinton presidia o país.
Não está claro quanto tempo se prolongará a paralisação. A falta de recursos não deve afetar as funções essenciais, como segurança nacional, mas reduzirá fortemente o funcionamento de muitas agências de regulação, levando à licença não-remunerada de até um milhão de funcionários públicos federais.
O fechamento do governo pode custar mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,22 bilhões) aos cofres públicos, segundo a Casa Branca.
O impasse é provocado, principalmente, por divergências políticas: a Câmara dos Representantes (semelhante à Câmara dos Deputados) tem maioria republicana, de oposição, enquanto o Senado tem maioria democrata, mesmo partido do presidente Barack Obama.
O grande ponto de discórdia entre as duas Casas é a reforma de saúde promovida pelo governo Obama.
"As agências devem executar agora os planos para uma paralisação ordenada diante da ausência de recursos", disse Sylvia Mathews Burwell, diretora do departamento de Orçamento da Casa Branca. "Pedimos ao Congresso que atue rapidamente para aprovar a lei (...), que permita tempo suficiente para a votação de um orçamento para o ano fiscal", disse.



fonte:uol.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estudo aponta que poluição mata mais que o trânsito em São Paulo.



Estudo do Instituto Saúde e Sustentabilidade aponta que ao menos 4.655 pessoas morreram em decorrência da poluição do ar na capital paulista em 2011. O levantamento, coordenado pela médica, especialista em Patologia Clínica e Microbiologia e doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Evangelina da M. P. A. de Araujo Vormittag, foi apresentado durante o seminário Mobilidade Urbana x Saúde Pública em São Paulo, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta segunda-feira (23).
Com base neste estudo, constatou-se que se morre mais em São Paulo por causa da poluição, por ano, do que em acidentes de trânsito. Em 2011, ao menos 1.556 pessoas morreram nas ruas da cidade, por exemplo. A poluição em São Paulo mata três vezes e meia mais do que o câncer de mama (1.277 mortes) e quase seis vezes mais que a Aids, com 874 vítimas.
Segundo os dados apresentados, as médias anuais de MP 2,5 (material particulado em suspensão no ar; 2,5 é a poeira considerada mais fina) de todas as estações de medição da Cetesb no estado situam-se entre 20 e 25 microgramas por metro cúbico, acima do padrão de 10 microgramas por metro cúbico estabelecido como limite pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2011, a média da capital paulista foi de 22,17 μg/m³ de MP 2,5.
O estudo estabelece uma relação direta entre poluição e densidade populacional. Todos os 29 municípios do estado com estações de medição da Cetesb, sem exceção, apresentaram média anual de MP2,5 acima do padrão da OMS. Ao menos 21 delas situam-se acima dos níveis de 20 μg/m³, o dobro. E 11 municípios estão acima ou igual aos níveis de MP2,5 da cidade de São Paulo (22,17 μg/m³): Americana, Araçatuba, Cubatão, Mauá, Osasco, Guarulhos, Paulínia, Santos, São Bernardo, São Caetano, São José do Rio Preto e Taboão da Serra.
De acordo com o levantamento, de 2006 até 2011, ano da publicação do guia da OMS com os novos padrões a serem seguidos, morreram em decorrência da poluição 99.084 pessoas em todo o estado de São Paulo, o equivalente à população de uma cidade de 100 mil habitantes.
         
            Fonte: g1.com

Com dois gols de Rafa, Corinthians segura Jaraguá e avança à semifinal.( Futsal)

Rafa Corinthians Jaraguá Liga Futsal (Foto: Divulgação/Corinthians)
    


O Corinthians está na semifinal da Liga Futsal pelo quarto ano seguido. Vitorioso na primeira partida das quartas de final, o Timão aproveitou a vantagem obtida em Jaraguá do Sul (SC) e conquistou a classificação com um dramático empate em 2 a 2 diante do Jaraguá, na noite desta segunda-feira, no ginásio do Parque São Jorge. Marcaram para o Alvinegro, Rafa (duas vezes), com Assis e Dian balançando a rede para a equipe catarinense. O adversário do Timão na semifinal será definido pelo índice técnico. O Joinville já está classificado, enquanto os duelos Orlândia x Cascavel e Concórdia x Carlos Barbosa definem as duas últimas vagas.

- Começamos muito bem, mas depois relaxamos e acabamos sofrendo pressão no fim. Mas o que vale é a classificação e a entrega de todo mundo durante os 40 minutos de jogo - destacou Rafa.

O jogo começou movimentado e, com 50 segundos de bola rolando, Schumacher deu belo lançamento para Leandro, que dominou sozinho na entrada da área, preparando-se para a conclusão. Atento, o goleiro Djony saiu de carrinho para afastar o perigo. Aos dois minutos, Simi recebeu na intermediária e bateu forte. A bola passou rente ao poste esquerdo do camisa 1 do Jaraguá e da seleção brasileira.

Aos quatro, o time catarinense conseguiu a sua primeira finalização, em chute de longe de Pepita. Bem colocado, Franklin não teve muito trabalho para fazer a defesa. Um minuto depois, Djony arriscou de longe, a bola passou pelo goleiro corintiano, e Schumacher apareceu para salvar. Na jogada seguinte, Paulinho Japonês recuou mal para Franklin, que se esticou todo para tirar a bola em cima da linha, evitando o que seria um gol contra - a arbitragem não percebeu um segundo recuo na jogada.

Corinthians marca dois gols em sequência

Aos 11, enfim, saiu o primeiro gol da partida. Depois de roubar a bola em seu campo de ataque, Rafa chutou de bico para fazer 1 a 0 para o Timão. O Jaraguá mal teve tempo de se recompor, pois, aos 12, Fernando cobrou lateral rápido deixando Rafa na cara do gol. Demonstrando tranquilidade, o ala de 30 anos deu um toque sutil marcando pela segunda vez no jogo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...