De março de 2011 a fevereiro de 2013, o preço dos ovos de Páscoa subiu,
em média, 19,78%, índice que representa 7,78 pontos percentuais acima da
inflação do mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor
(IPC), da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A informação foi dada à
Agência Brasil pelo economista do Instituto Brasileiro de Economia da
FGV, André Braz. Segundo ele, em relação à Pascoa passada, a alta foi
6,42%, um alta de 0,38 ponto percentual acima da inflação dos últimos
doze meses, que foi 6,04%.
Para André Braz, a alta do ovo de
Páscoa não foi maior em relação ao ano passado porque os preços de
alguns insumos básico utilizados na fabricação do produto tiveram quedas
significativas, como o preço do cacau, que caiu 12% nos últimos doze
meses, e do açúcar, que teve queda de 11% no mesmo período.
Entre
as sete capitais pesquisadas, o maior aumento médio do ovo de Páscoa,
segundo a FGV, foi em Porto Alegre (8,35%); seguido por São Paulo, que
teve alta de 8,15%. Belo Horizonte teve o menor índice de reajuste,
4,03%. No Rio de Janeiro, o preço médio do produto aumentou 6,06%,
quando comparado com a variação registrada em 2012.
Braz diz que,
apesar dos aumentos às vésperas da Páscoa, é praticamente impossível
evitar comprar ovos de chocolate. “O produto é utilizado muito mais para
satisfazer o apelo emocional, principalmente das crianças, que são
educadas a partir da representação do simbolismo da Páscoa. Ela é
educada, principalmente no caso de ser católica, para esperar pelo ovo”.
Decorre desse apelo emocional, do simbolismo e do fato de a estrutura de
negócios - aí incluído embalagem e formato – a enorme diferença entre o
preço do chocolate convencional, principalmente em barra, e o do ovo de
Páscoa.
Para Braz, a maioria dos consumidores aguarda até a véspera da Páscoa no
intuito de aproveitar as promoções de última hora. Segundo ele, o
consumidor deve fazer suas compras com atenção, pois é maior a
probabilidade de sobrar apenas os produtos mais caros ou levemente
danificados. “Vale pesquisar e comprar um pouco antes da Páscoa para
ganhar na qualidade e no preço”, diz.
(Agência Brasil)
Fonte: http://www.banduforrueiro.com