sexta-feira, 22 de março de 2013

Capoeira

    

      A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-macial, esporte, cultura popular e musica.
     Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos ultilizando primariamente chutes e rasteiras acrobacias em solo ou aéreas.
    A palavra capoeira é originária do tupi-guarani que significa ''o que foi mata''. Refere-se ás áreas de mara rasteiras do interior do Brasil onde era praticada a agricultura indígena, acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
     Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira pra se esconder da perseguição dos capitães do mato.
      

LANÇAMENTO DO PLAYSTATION 4

O melhor lugar para jogar

Formas Completamente Novas de jogar

 O controle DUALSHOCK®4 incorpora um novo sensor de seis eixos de alta sensibilidade, além de um painel de toque localizado na parte superior, oferecendo aos jogadores formas completamente novas de jogar e interagir com os jogos.

A nova câmera PlayStation 4 Eye para o PlayStation®4 incorpora duas câmeras de alta sensibilidade que têm lentes grande-angular com ângulo de visão diagonal de 85 graus que podem reconhecer profundidade de espaço com precisão

Arte de rua...


Arte de rua
                        Uma das artes de rua, e na minha opinião a mais bela é o grafite, mas
Infelizmente a maioria das pessoas
confundem grafite e pichação.
Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.
Pra molecada que se interessa na arte e tem mais de 16 anos, todos os sábados das 14h as 17h na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer: Avenida Rangel Pestana, s/nº – Queiroz (SP) tem oficina de grafite é só se inscrever e aparecer por lá, valeu!!










Jovens e os vícios em redes sociais




Hoje em dia o que vem prejudicando tanto os adolescentes quanto os adultos são as famosas redes sociais que estão criando cada vez mais espaço na rotina das pessoas. O fácil acesso a internet, seja por celular, notebook, tablet ou smartphone, faz com que as pessoas permanecem mais tempo conectadas. Jean Alves da Costa, 17 anos, do 4ºA, entra todos os dias após chegar do colégio e costuma ficar cerca de 1 hora no facebook. Sempre quando vai fazer algum trabalho acaba perdendo o foco, acaba se distraindo nas redes. Ele diz que antes de começar o curso costumava ficar a tarde inteira no computador. Heloisa Santana Faria 15 anos, tem o hábito de entrar sempre que há tempo antes de sair de casa. Costuma usar o tumblr, twitter, facebook. Nos finais de semana costuma ficar até 4 horas sentada em frente ao computador. Nessas redes entra sempre, principalmente quando não há nada para fazer. Heloisa conta que normalmente não fica até de madrugada nas redes por causa da nova rotina do dia a dia. Segundo a psicóloga do Scarpa, Graziele Ribeiro Martins as redes sociais são boas desde que não prejudiquem o desempenho das pessoas tanto no trabalho quanto nos estudos. De acordo com a psicóloga a internet facilita o dia a dia das pessoas entretanto pode virar um vicio, afinal tudo em excesso faz mal. “Adolescentes hoje em dia passam horas sentadas na frente de um computador. Quando se afastam um pouco e veem um computador já ficam com aquela vontade de entrar e dar um checada nas redes sociais”, explica. Vale ressaltar que cada vez mais os adolescentes estão deixando de lado o convívio com a família e amigos. Muitos deixam de fazer trabalhos e acabam não estudando para provas, deixando muita coisa de lado por causa dessa fascinação pelo mundo virtual. Estes jovens estão cada vez mais expondo sua vida pessoal nessas redes.

Por Raquel de Almeida 1ª e Larissa de Castro 1ª

O Desmatamento

                                                                                                                             
 A Amazônia, que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais, aves e índios; transformou-se em uma área destinada à agropecuária, produção de grãos e centro urbano. Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos a Amazônia estará totalmente desmatada.

Muitas pessoas já foram vítimas de grande violência por tentarem defender a terra, os índios Manokis, por exemplo, foram expulsos do seu território e outros 170 povos que ali residiam. Tudo começou em 1970, quando a ditadura militar decidiu ocupar o território para não correr o risco de perdê-la. Milhares de pessoas, de todos os lugares do país, chegavam para trabalhar nas terras, mas a maioria morria ou voltava para a terra natal por falta de recursos. Os que conseguiram permanecer nas terras fizeram queimadas para cultivar seu alimento.

Havia e ainda há vários fazendeiros e especuladores interessados em apropriar-se de um pedaço de terra da Amazônia e isso, além de desmatar o que formalmente deveria ser preservado, provoca várias mortes, pois a busca incansável por terras os leva a cometer crimes ambientais e contra a vida humana.

Algumas empresas renomadas também participam da destruição da Amazônia, pois ao comprarem matéria-prima ou qualquer tipo de material ilegal contribuem para que essa ação seja continuada e o ambiente altamente prejudicado. Sem falar que a floresta ameniza o aquecimento global, retendo e absorvendo o dióxido de carbono, limpa a atmosfera, traz circulações de águas, entre outros benefícios que estão sendo inibidos por pessoas sem escrúpulos.
É necessário que medidas rígidas e severas sejam tomadas para o bem da nação e da vida humana, que necessita da Amazônia para amenizar o estrago feito pelo homem.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Mangá, você conhece?


Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40.

A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos.

Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...