domingo, 2 de junho de 2013

Relembre o golaço de Barnes no último Brasil x Inglaterra no Maracanã


Única vitória do English Team sobre a Seleção no mítico estádio carioca se deu exatamente no último jogo entre as duas seleções no 'Maraca'


Brasil x Inglaterra no Maracanã em 1984 (Foto: Jorge Marinho/Agência O Globo)Neste domingo, Brasil e Inglaterra se enfrentam no Maracanã pela primeira vez desde 1984. Naquele jogo, os ingleses deixaram o campo vitoriosos. Mas além do triunfo, o English Team também levou de volta para casa um grande momento: o golaço marcado por John Barnes, eleito recentemente um dos mais bonitos da história da seleção.
Para entender o impacto que o gol de Barnes - e a vitória de 2 a 0 sobre o Brasil (Hateley fez o segundo gol) - tiveram no moral do torcedor inglês, basta olhar para os últimos resultados do English Team antes do amistoso e também o ambiente social na Terra da Rainha.
Dentro de campo, a Inglaterra estava eliminada da Eurocopa e havia acabado de perder de 2 a 0 para a União Soviética (após o jogo, os ingleses enfrentariam ainda Chile e Uruguai - derrota por 2 a 0 e empate sem gols, respectivamente). Sir Bobby Robson, treinador, vinha sendo vaiado constantemente pela torcida.
Fora das quatro linhas, havia uma briga entre a primeira-ministra Margaret Thatcher e a classe trabalhadora, principalmente os mineiros locais, além dos ecos da sangrenta Guerra das Malvinas.
Por um breve momento, porém, tudo foi esquecido. Quando o então ponteiro do Watford recebeu a bola pela esquerda, driblou uma dúzia de jogadores brasileiros, incluindo Leandro e o goleiro Roberto Costa, para marcar o golaço, um pouco de orgulho foi reconquistado pela Inglaterra - curiosamente por um jogador que nasceu e cresceu na Jamaica, mas escolheu o English Team para representar.




Quase 30 anos depois, porém, a situação é bastante diferente. Ainda que a Inglaterra esteja com algumas dificuldades para se classificar à Copa do Mundo (atualmente se classificaria apenas para a repescagem), não há tanta pressão - nem expectativa - sobre os ombros de Roy Hodgson, atual treinador.
O problema, segundo Gary Neville, auxiliar inglês, pode estar justamente na falta de momentos mágicos como aquele de Barnes:
 - Esses jovens jogadores estão ansiosos para recriar golaços e momentos que fiquem no folclore do futebol inglês. O gol de Barnes é um dos maiores exemplos disso. Poder jogar novamente no Maracanã, contra o Brasil na reabertura de um estádio mítico é motivo de orgulho para esses jovens. Nossa motivação para esse jogo é justamente essa: criar um momento mágico como o de Barnes.

Fonte:Lancenet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...