terça-feira, 7 de maio de 2013

O peixe-boi-marinho é o mamífero brasileiro mais ameaçado de extinção

O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus manatus) é um mamífero aquático, da Ordem Sirenia, da Família Trichechidae, que possui um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas, podendo medir até quatro metros de comprimento e pesar 800 quilogramas, podendo viver até 60 anos.

Esta espécie alimenta-se de algas, aguapés, capins aquáticos entre outras plantas e podem consumir até 10% de seu peso em plantas por dia.

Além dos predadores naturais (tubarões e orcas), as colisões com barcos ou com hélices e o assoreamento dos estuários, onde as fêmeas dão à luz aos filhotes, são motivos para a ameaça de extinção do peixe-boi-marinho. Por causa destas ameaças e o pequeno número de indivíduos soltos na Natureza, o Ministério do Meio Ambiente considera esta espécie como criticamente ameaçada (CR), pois sofre risco extremamente alto de extinção num futuro próximo.

Sendo um animal extremamente dócil, o peixe-boi-marinho é facilmente capturado. Os pescadores utilizavam-se de  arpões para abater o peixe-boi. Tudo era aproveitado do animal, a carne era utilizada na alimentação; a pele, na fabricação de cintos, sapatos e carteiras e os ossos para peças de artesanato.

Com a iminência da extinção dos peixe-bois, o governo brasileiro proibiu sua caça, desde 1967 (Lei nº 5.197/1967, Lei Sobre a Proteção à Fauna) e criou, em 1980, o Projeto Peixe-Boi, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos (CMA), com sede na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. O projeto dedica-se à pesquisa, resgate, recuperação e devolução à Natureza do peixe-boi, bem como a fornecer informação e realizar parceria com comunidades riberinhas e costeiras. O projeto está aberto à visitação, onde podem ser vistos inúmeros peixes-boi, inclusive a Chica, um peixe-boi fêmea que viveu durante anos num aquário público em uma praça do Recife, e o Poque, um raro caso de híbrido entre o peixe-boi marinho e o amazônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...