segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Mar Morto pode mesmo morrer


Nos últimos 50 anos, o Mar Morto (foto acima), entre Israel e Jordânia, perdeu um terço de sua superfície original. O nível de água continua baixando, segundo a organização não governamental (ONG) Amigos da Terra Oriente Médio, entidade que reúne ecologistas israelenses, jordanianos e palestinos. Um ambicioso projeto prevê um aqueduto que tiraria água do Mar Vermelho para compensar a perda, mas é visto com
reservas pelos ecologistas.

Na verdade um grande lago salgado, ele perde muita água na evaporação, antes compensada pelo rio Jordão – no qual Jesus foi batizado –, que desemboca nele. Só que, nas últimas décadas, os inúmeros desvios e represamentos operados pelo homem no curso do rio para uso agrícola, hidrelétrico, de consumo humano ou por motivos políticos (os históricos conflitos na disputada região) causaram uma baixa de cerca de 1 metro por ano na profundidade do Mar Morto. Portanto, sua área original de 50x16 quilômetros está ameaçada.

A 412 metros abaixo do nível do mar, o famoso lago tem as águas mais salgadas do planeta – em torno de 10 vezes mais que as dos oceanos –, o que possibilita apenas a vida de micro-organismos primitivos. O local é grande foco de turismo, atraindo visitantes de todo o planeta por causa das propriedades terapêuticas de sua famosa lama salobra.

Fonte: arcauniversal 

Pesquisado Por :Vitoria Sales 7°D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...